A FUNÇÃO DO EGO EM RELAÇÃO AO EU VERDADEIRO
Qual
o objetivo da evolução ? O objetivo , tanto quanto lhes diz respeito ,
só pode ser uma coisa: tornar-se o seu Eu Verdadeiro.
Primeiro
, queremos discutir como o Eu Interior se distingue do eu exterior , ou
como o Eu Verdadeiro difere do ego. Qual o relacionamento que eles
guardam entre si ? Existem muitas teorias confusas sobre a função do
ego. De acordo com alguns , o ego é essencialmente negativo e
indesejável ,e o objetivo espiritual é ver-se livre dele. Outras teorias
, particularmente aquelas que caracterizam o pensamento psicanalítico
,dizem que o ego é importante , que onde não há ego não pode haver saúde
mental. Essas são duas visões inteiramente opostas. Qual delas é a
correta ? Qual é a falsa ?
Recapitulemos
brevemente a essência do Eu Verdadeiro. O seu Eu Interior é uma parte
integrante da Natureza , presa às suas leis. Portanto , duvidar desse Eu
mais íntimo não é razoável ,pois a Natureza é absolutamente digna de
confiança. Se a Natureza lhe parece um inimigo é apenas porque você não
compreende as suas leis. O Eu Interior ,ou Eu Verdadeiro , é a Natureza ;
ele é vida ; é criação. É mais exato descrever o Eu Verdadeiro dessa
maneira do que dizer que ele é “parte” da Natureza. O Eu Verdadeiro e a
Natureza são uma e a mesma coisa.
Sempre
que você opera a partir do Eu Verdadeiro você está com a verdade ,você é
feliz. As mais criativas e construtivas contribuições à vida do seu Eu
Interior. Tudo o que é grande e generoso ,tudo o que expande a vida ,
tudo o que é belo e sábio vem do Eu interior ou Verdadeiro.
A NECESSIDADE DE UM EGO FORTE
Se
é assim , qual é então a função do ego , significando com essa palavra o
nível externo da personalidade ? O nível do ego é mais acessível e você
tem uma percepção mais aguda e mais direta dele. O ego é a parte que
pensa ,que age , discrimina e decide. A pessoa cujo ego não se
desenvolveu suficientemente é fraca , incapaz de ter domínio sobre a
vida ou fazer-lhe face. E a pessoa que
tem um ego excessivamente desenvolvido e enfatizado não pode chegar ao
Eu Verdadeiro. Em outras palavras , ambos os extremos, a fraqueza do ego
e sua hipertrofia , fatalmente impedem ao Eu Verdadeiro.
Somente
quando o ego está suficientemente desenvolvido é que ele pode ser
adequadamente dispensado. Ora , isso pode soer como uma contradição ,
mas não é. Pois se o ego está subdesenvolvido , seus esforços para
compensá-lo criam uma debilidade e uma evasão que só podem produzir mais
fraqueza. Enquanto o ego não for suficientemente forte , faltam a você
as faculdades características do seu eu exterior , quais sejam : pensar ,
discriminar , decidir e agir adequadamente em qualquer situação
encontrada no mundo exterior.
Qualquer
um que lute para alcançar o Eu Verdadeiro , rejeitando o
desenvolvimento de um ego saudável , o faz por pobreza. Essas pessoas
ainda não se apropriaram do seu eu exterior. Isso pode dever-se à
indolência ,uma vez que o desenvolvimento do ego é muito difícil e elas
esperam que esse passo vital possa simplesmente ser evitado. Esse erro ,
porém , como todos os erros , tem seu custo. Ele na verdade atrasa a
consecução do objetivo. Só quando você se encontra plenamente de posse
do seu eu exterior , do seu ego ,é que pode dispensá-lo e alcançar o seu
Eu Verdadeiro , só quando o ego é saudável e forte é que você pode
saber que ele não é a resposta final , o domínio último do ser. Só
quando possui um ego forte e saudável , que não é excessivamente
desenvolvido nem recebe demasiada ênfase , é que você pode usá-lo para
transcender a si mesmo e atingir um estado mais adiantado de
consciência.
No
seu trabalho neste artigo você aprende, através das suas meditações , a
utilizar todas as faculdades do ego para ir além dele mesmo. Aquilo que
você absorve deve primeiro passar pelas faculdades do seu ego. Em
termos práticos : você primeiro sai para o exterior com as faculdades do
ego e as utiliza para apreender verdades que mais tarde experimenta num
nível mais profundo de consciência.
VÁ ALÉM DO EGO
Há
muitos seres humanos que não se dão conta de que existe algo além do
ego. Sua meta final é cultivar um ego forte , quer pensem ou não sobre
isso nesses termos. Esse esforço pode levá-los a distorção de um ego
excessivamente desenvolvido. Esse é um beco sem saída : em lugar de
transcender o estágio do ego poderoso , as energias do indivíduo são
usados para engrandecê-lo ainda mais.
A
lei diz que é necessário que se atinja um certo estado esse encontre
plenamente lá antes de poder abandoná-lo por um outro mais elevado é
extremamente importante e você deve entendê-la, Os seres humanos
frequentemente a negligenciam e , com mais freqüência ainda , ignoram-na
totalmente. A importância dessa lei não é suficientemente clara para a
humanidade , a despeito da descoberta de muitas verdades espirituais e
psicológicas.
Numa
forma variante , a essência dessa mesma lei pode ser vista no tópico
agora discutido : a função do ego em relação ao Eu Verdadeiro. O Eu
Verdadeiro sabe que o Universo não tem limitações , que , na verdade ,
existe a perfeição absoluta , que pode ser alcançada por todo indivíduo.
Essa ilimitada expansão de faculdades e forças ,no Universo bem como no
indivíduo , torna possível aquela perfeição.
No
momento do nascimento , a criança ainda não possui um ego. Sem o ego , é
possível perceber essa mensagem do Eu Verdadeiro muito claramente. Mas,
sem o ego , o significado dessa mensagem pode ser distorcido. Talvez
você tenha descoberto e experimentado dentro de si mesmo a luta infantil
por perfeição , por onipotência ,por prazer absoluto ,a bem-aventurança
final que não conhece privação , insatisfação ou frustração.
Onde
não há ego esses esforços são irreais , nocivos mesmo. Alguns de vocês
vivenciaram que é preciso primeiro abandonar esses desejos ou esforços
antes que possam retornar a eles e realizá-los.
Em
outras palavras , cada um de vocês , que se encontra neste caminho ,
tem de aceitar as suas limitações como ser humano antes que possa
perceber que possui uma fonte ilimitada de poder à sua disposição. Todos
vocês têm de aceitar as suas imperfeições , bem como as imperfeições
desta vida , antes que possam experimentar aquela perfeição absoluta que
por fim descobrirão ,que é o seu destino.Mas só lhes é possível
compreender isso depois de terem abandonado a distorção infantil desse
conhecimento. Somente quando o seu ego lida com o reino no qual as suas
personalidades e os seus corpos vivem agora é que vocês podem
compreender profundamente as suas reais faculdades e possibilidades ,bem
como o seu verdadeiro potencial.
Quando
falo do objetivo último da perfeição , de poder ilimitado , de prazer
absoluto ,não queremos dizer que essa realização ocorrerá num futuro
distante , quando você não tiver mais um corpo. Eu não falo desse estado
em termos de tempo ,mas em termos de qualidade ; ele pode ocorrer a
qualquer momento , no momento em que você despertar para a verdade. E o
despertar para a verdade só será possível quando você tiver encontrado e
depois abandonado as distorções infantis de perfeição ,poder e prazer
absolutos. No ego subdesenvolvido, esses desejos não são apenas
ilusórios, mas egoístas e destrutivos. Eles têm que ser abandonados
antes que possam ser alcançados.
O QUE É O MAL ?
A
maioria das religiões ocidentais assume uma abordagem dualista para a
grande questão do mal ; elas dizem que o mal é uma força diferente do
bem. De acordo com essa idéia , as pessoas têm de enfrentar uma tomada
de decisão entre o bem e o mal. O ponto de vista religioso reconhece o
perigo do mal , o seu poder antivida e a infelicidade e o sofrimento que
ele traz. Por outro lado , existem também filosofias que afirmam que o
mal não existe ,que ele é uma ilusão. Ambos esses ensinamentos
antagônicos expressam grandes verdades , mas a exclusividade com a qual
eles as professam , no fim das contas ,tornam falsas as suas verdades.
De fato, negar a existência do mal é exatamente tão inverídico quanto
acreditar que existem duas forças separadas ,o bem e o mal. Você deve
esforçar-se entre essas duas alternativas para encontrar a verdade
resposta.
O MAL COMO ENTORPECIMENTO
O
mal é o entorpecimento da alma, ou resulta dele. Por que o mal é
entorpecimento ? Quando você pensa nos mecanismos de defesa em ação na
psique humana ,a conexão entre o entorpecimento e o mal torna-se
clara.Crianças que se sentem feridas , rejeitadas e impotentemente
expostas à dor e à privação , frequentemente descobrem que entorpecer os
seus sentimentos é a única proteção contra o sofrimento. Isso é
comumente um aparato protetor útil e muito realista.
De
modo semelhante , quando as crianças estão confusas por perceberem
contradição e conflito à sua volta , emoções igualmente contraditórias
surgem na sua própria psique. Crianças não podem lidar com nenhuma
dessas situações. O entorpecimento é também uma proteção contra suas
respostas , seus impulsos e reações contraditórios.Nessas circunstâncias
, ela pode mesmo ser uma salvação. Mas quando esse entorpecimento
torna-se uma segunda natureza e é mantido muito depois que as
circunstâncias dolorosas mudaram , e quando a pessoa não é mais uma
criança indefesa , isso , na melhor das hipóteses ,é o início do mal.
O
entorpecimento e a insensibilidade em relação à sua própria dor
significa o mesmo em relação à dor alheia. Quando uma pessoa examina as
suas próprias reações de perto , pode comumente observar que a primeira
reação espontânea em relação aos outros é um sentimento por eles e com
eles , uma compaixão ou empatia , uma participação da alma. Mas a
segunda reação restringe esse fluxo emocional. Algo estala por dentro e
parece dizer não , o que significa que uma camada protetora de
insensibilidade se formou. Nesse momento , a pessoa fica separa –
aparentemente segura , mas separada. Mais tarde ,o estado de separação
pode ser exageradamente compensado por um falso sentimentalismo , uma
dramatização e uma simpatia exagerada e insincera. Mas esses são apenas
substitutos para o entorpecimento. Este , instituído pela própria pessoa
, inevitavelmente se espalha para os outros , da mesma forma que toda
atitude dotada em relação a si mesmo se expande inevitavelmente em
direção aos outros.
Podemos
distinguir três estágios de entorpecimento. Primeiro , entorpecimento
em relação a si mesmo , como um mecanismo de proteção ; segundo ,
entorpecimento em relação aos outros. Neste estágio ,ele é uma atitude
passiva de indiferença que permite observar o sofrimento alheio sem
sentir desconforto. Muito do mal que há no mundo é causado por esse
estado de alma. Justamente por ser menos óbvio , ele é mais prejudicial a
longo prazo , pois a crueldade ativa induz reações mais rápidas. A
indiferença passiva , contudo , nascida do amortecimento dos sentimentos
, pode passar despercebiba por ser muito fácil de camuflar. Ela permite
que a pessoa siga os impulsos mais egoístas sem que essa atitude seja
detectada.A indiferença pode não ser tão ativamente maléfica quanto a
crueldade ativa , mas ela é tão danosa quanto esta a longo prazo.
CRUELDADE
O
terceiro estágio do entorpecimento é a crueldade ativamente infligida.
Ele tem sua origem no medo dos outros , que parecem estar à espera
desses atos ; na incapacidade de lidar com fúrias desabridas ou num
processo sutil de fortalecimento do aparato protetor de entorpecimento. A
princípio , isso pode aparecer incompreensível , mas quando você pensa
profundamente sobre o tema , descobre que as pessoas podem
ocasionalmente , quase conscientemente , achar-se à beira de uma decisão
: “Ou eu permito que os meus sentimentos busquem uma empatia com o
outro ou , para repelir esse forte influxo de sentimentos calorosos , eu
tenho que agir de maneira exatamente oposta”. No momento seguinte ,
esse raciocínio se foi , a decisão consciente foi esquecida e o que
permanece é uma força que compele a atos cruéis.
Em
todos esses casos pode-se ver repetidamente como todo o dano ,toda a
destrutividade , todo o mal resultam da negação do Eu Verdadeiro
espontâneo e da adoção de reações secundárias como substitutos que , de
uma forma ou de outra , estão sempre relacionadas como medo.
A
fronteira entre o entorpecimento e a crueldade ativa é com freqüência
muito tênue e precária ,muito dependente de circunstâncias aparentemente
externas. Se as pessoas compreendessem esses processos , não apenas
intelectualmente mas dentro delas mesmas ,elas estariam equipadas para
lidar com a crueldade do mundo , que tão frequentemente dá origem ao
desespero , à dúvida e à confusão.
A
crueldade ativa entorpece que a perpetra em um grau ainda maior. Ela
não apenas proíbe o influxo dos sentimentos positivos espontâneos como
também afasta o medo e a culpa. O ato de infligir dor aos outros ao
mesmo tempo mata a capacidade que a própria pessoa tem de sentir.
Portanto ,ela é um aparato mais forte usado para alcançar o
entorpecimento.
Você
sempre deve distinguir os comportamentos ativos , tanto de crueldade
quanto de indiferença , das tendências emocionais. A indiferença ou o
entorpecimento podem não ser ativamente executados ; é possível
experimentar essa não-participação e esse entorpecimento mas não agir de
acordo com eles. Você pode fazer tudo o que puder para ajudar outra
pessoa , talvez algumas vezes até exagerar , só porque não quer , no
nível consciente , ser tão indiferente. O desejo de ferir os outros pode
existir apenas como uma emoção , sem que jamais seja expresso em atos. Contudo
, quando você se sente culpado , não diferencia essas manifestações
vitais e , assim ,não faz diferença se você sente e age de forma
destrutiva e danosa. Por conseguinte ,toda a área problemática é negada
,empurrada para fora da consciência , onde ela não pode mais
ser corrigida. Admitir , reconhecer , encarar uma emoção ,não importa
quão indesejável ela seja , não pode jamais ferir a própria pessoa ou os
outros e , com o tempo , necessariamente dissolve o sentimento
negativo. Confundir o impulso com o ato e
, portanto ,negar a ambos ,resulta em extrema perturbação para a
personalidade , afetando os outros indiretamente , sem esperança de
mudança enquanto o processo permanece inconsciente.
Visto
sob essa luz , ficará claro que o entorpecimento em seu extremo
torna-se uma crueldade ativa. A diferença entre eles é apenas em grau. É
de extrema importância que você entenda isso , pois aqueles que estão
mais chocados , mais temerosos e incapazes de lidar com a crueldade que
existe no mundo , e que mais sofrem com o simples conhecimento de que
ela existe , fizeram-se inevitavelmente entorpecidos de algum modo e ,
consequentemente , sofrem pela culpa. Portanto , deve existir uma
correlação entre o entorpecimento de uma pessoa e sua abordagem ou
atitude em relação aos aspectos maléficos da vida. Algumas pessoas podem
estar exageradamente sobrecarregadas , outras exageradamente
sentimentais , outras ainda podem ser demasiadamente duras e
indiferentes à existência do mal. Qualquer uma dessas reações
exacerbadas está obrigatoriamente ligada ao entorpecimento que , em
algum aspecto , foi instituído na psique. Num certo momento , esse
entorpecimento pareceu ser a única proteção disponível ; depois , ela
foi inconscientemente mantida.
LIGAÇÃO DA FORÇA VITAL COM SITUAÇÕES NEGATIVAS
Com
freqüência , pergunta-se por que existe a destrutividade , a doença , a
guerra e a crueldade. As respostas para essa pergunta , em geral , não
são suficientemente compreendidas , mas mesmo quando elas são
compreendidas , mas mesmo quando elas são compreendidas em parte , algo
fica faltando. Penso que a maioria de vocês agora está pronta para
entendê-lo num nível mais profundo. Temos dito repetidamente que as
concepções errôneas criam o conflito ,e isso é perfeitamente verdadeiro.
Existe porém um elemento adicional sem o qual nenhuma concepção errônea
poderia ter poder. É o seguinte : a mera negatividade , como numa
atitude destrutiva , tem um efeito destrutivo muito menor que a
destrutividade ligada e combinada ao princípio vital positivo. É isso o
que torna as manifestações neste plano terrestre particularmente sérias
ou severas. Em outras palavras ,quando uma força positiva se mistura com
uma atitude destrutiva ou com negatividade , sua combinação cria o mal.
A verdadeira destrutividade é , portanto , não apenas uma distorção da
verdade e dos poderes universais construtivos. Se o princípio vital
positivo não estivesse envolvido e não fosse utilizado inadvertidamente ,
então o mal , ou destrutividade , teria uma duração mais curta.
A
melhor maneira para que você possa aplicar o que dizemos aqui , e
retirar deste artigo mais que um princípio vago e abstrato , é vendo-se a
si mesmo da seguinte perspectiva : Todos vocês descobriram certas
feridas e dores que suportaram quando crianças. Alguns começaram a
compreender , mesmo que muito superficialmente , que no momento em que
foram feridos um processo específico teve lugar. O princípio erótico ,
ou princípio do prazer , foi posto a serviço do seu ferimento , do seu
sofrimento , da sua dor. Todas as emoções surgidas dessa ferida original
, de acordo com o seu caráter e o temperamento , também combinam com o
princípio do prazer. Essa ligação cria todas as dificuldades pessoais ,
todas as circunstâncias indesejáveis.
Todas
as almas que habitam esta Terra , somadas , criam o conflito geral do
gênero humano. Quando você se der conta do número de pessoas .
independentemente da sua ação exterior ,que só pode experimentar o
princípio do prazer em fantasias de crueldade , vai compreender que esse
é o verdadeiro núcleo da guerra – da crueldade como um todo. Isso não
deve fazê-lo sentir-se culpado. Antes, deve esclarecê-lo e libertá-lo
para permitir que os seus processos internos se transformam. Porque foi
uma ferida malbaratada e mal-entendida que criou essa situação. A
crueldade sem o princípio do prazer jamais poderia ter poder real. A
falta de consciência dessa combinação de crueldade e prazer não alivia ,
de modo algum , o efeito que ela tem sobre o clima geral da emanação da
humanidade.
A PERSISTÊNCIA DO MAL : O PRAZER LIGADO À CRUELDADE
Se
você experimentou a crueldade , o seu princípio do prazer está ligado a
ela e funciona de certa forma em conexão com ela. Com freqüência , a
culpa e a vergonha em relação a isso são tão fortes que toda a vida de
fantasia é negada , mas às vezes esse fato é consciente. Deve-se
estabelecer a consciência dessa verdade e ela deve ser compreendida de
um ponto de vista geral pois , se for verdadeiramente entendida , tanto a
culpa quanto a vergonha serão removidas. Na medida em que crescer a
compreensão , o princípio do prazer responderá gradualmente a eventos
positivos.
A
combinação do princípio do prazer com a crueldade pode existir de forma
ativa ou passiva. Isto é , o prazer é experimentado ao infligir-se
crueldade ou ao suportá-la – ou ambos. A ligação do princípio do prazer a
uma condição na qual ele funciona mais fortemente em conjunção com a
crueldade cria uma retirada do amor , limita-o e torna a verdadeira
experiência do amor impossível. O amor existe apenas como um vago anseio
que não pode ser mantido ou seguido até o fim. Nessas circunstâncias ,o
amor não é uma experiência tentadora e prazerosa que pode ser para uma
outra parte da personalidade. O anseio pelo prazer do amor e a
ignorância do fato de que se rejeita a sua verdadeira experiência , por
medo da ligação do princípio do prazer à negatividade , comumente criam
uma profunda desesperança. A desesperança pode ser entendida e
instantaneamente eliminada assim que este fato particular for
compreendido em toda a sua profundidade.
Em
casos menos evidentes , quando a criança não sofre uma agressão tão
direta , mas apenas uma vaga rejeição e não-aceitação ,o princípio do
prazer se integrará numa situação semelhante , de tal forma que , a
despeito de desejo consciente por aceitação ,o fluxo do prazer só será
ativado junto com a rejeição, Há vários graus e variações dessa
situação. Existem, por exemplo , situações em que a criança experimenta
apenas uma aceitação e rejeição parciais. Nesse caso ,o princípio do
prazer se associa a uma ambivalência semelhante. Isso cria um conflito
nos relacionamentos da vida real.
A
primeira hipótese , a de associar crueldade ao princípio do prazer ,
tornará um relacionamento tão incerto , que muitas vezes ele é
totalmente evitado. Ou você o achará tão assustador que fica perplexo e ,
nesse caso , sente-se incapaz de continuar com ele. Ou você poderá
ficar inibido por causa da vergonha de querer infligir ou suportar
crueldade , o que impede toda espontaneidade e faz você se retrair ou
torna confusos todos os sentimentos.
É
muitíssimo importante entender este princípio.Ele se relaciona com a
humanidade como um todo , bem como o indivíduo. Em geral, ele não tem
sido bastante compreendido porque a psicologia e a ciência espiritual
não se fundiram suficientemente. A psicologia tem feito algumas vagas
tentativas para compreender este fator e , em alguma medida ele tem sido
compreendido ,no entanto , não é entendida a sua grande importância em
termos de civilização e seu destino ,ou evolução. Agora o mundo está
pronto para entender este fato da vida.
Evolução
significa que cada indivíduo , através do processo de autoconfrontação e
de autopercepção , gradualmente muda a orientação interior do princípio
do prazer. Na sua reação espontânea , mais e mais indivíduos
responderão a eventos , situações e condições positivas.
Todos
vocês sabem que essa mudança íntima não pode ser desejada diretamente. A
expressão direta da sua vontade exterior pode e deve seguir na direção
de manter e sustentar um trabalho deste artigo, o qual aumenta a
habilidade de entender e cultivar a vontade e a coragem de olhar para si
mesmo e descobrir e superar a resistência. E à medida que você faz isso
, à medida que usa sua vontade e as faculdades do seu ego dessa maneira
construtiva ,a verdadeira mudança acontece , como alguns de vocês
começam a experimentar , quase como se nada tivesse a ver com todos os
esforços ,como se fosse um subproduto,um desdobramento sem relação com
esse esforço.
É assim que as coisas realmente são ! É dessa maneira que o progresso e o crescimento devem ocorrer.
Gradualmente
, através desse processo de crescimento , um indivíduo após outro
reorienta os movimentos e as forças da alma. A expressão do movimento
cósmico no interior da psique vai ligar-se então a condições e
circunstâncias puramente positivas. Sentimentos positivos ou prazerosos
não serão mais retirados de circunstâncias negativas. Agora você está
acostumado a estas últimas e , portanto , reprime a combinação de
sentimentos prazerosos e eventos negativos.
Em
lugar de reprimi-la , negá-la , desviar o olhar ,você deve enfrentá-la.
Ao encarar e compreender esse fato , sem culpa ou vergonha ,você tem de
aprender no curso do crescimento que toda imperfeição deve ser aceita e
compreendida antes que possa ser mudada. Assim , na medida em que é
bem-sucedido em encarar a entender o seu conflito , o princípio do
prazer vai correr em diferentes canais. Quando isso acontecer , a
mobilidade irá existir sem tensão e ansiedade , e o relaxamento vai
existir sem estagnação.
Todos vocês , tentem encontrar o seu “casamento” interior específico entre a corrente do prazer e uma
condição negativa. Quando encontrar esse casamento dentro das forças da
sua alma ,em termos específicos , você conhecerá e entenderá
perfeitamente certas manifestações externas dos seus problemas. O alívio
da plena compreensão só pode produzir-se quando você tem a coragem de
encarar esse casamento. Quando você se torne capaz de formular clara e
concisamente como as forças positivas e negativas estão combinadas no
seu caso específico ,você verá claramente a imagem exata da sua
insatisfação. Verá por que você se mantém escondido de si mesmo e da
vida ; por que se retira dos seus próprios sentimentos ; por que reprime
e monta guarda sobre as forças mais espontâneas e criativas que existem
dentro de você. Você verá por que bloqueia sentimentos , às vezes com
muita dor , e então tenta racionalizá-los e afastá-los com explicações.
Faça tentativas de descobrir os dois fatores que discutimos :
Primeiro,
descubra como você se entorpeceu ; descubra as áreas nas quais
desenvolveu uma insensibilidade para com a sua própria dor. Permaneça
alerta quando estiver interagindo com os outros e procure por momentos
nos quais tem um sentimento momentâneo e imediato de compaixão e empatia
, e então , rapidamente , o afasta e torna-se separado e insensível.
Segundo
, descubra em que aspecto o princípio de vida e prazer está ligado a
uma condição negativa. Em que medida isso se manifesta – talvez apenas
em suas fantasias – e como isso o afasta da auto-expressão , da união ,
da experiência , de um estado sem medo de auto-realização com um
espírito próximo ?
Amor, Luz , Paz , Gratidão e Namastê !
Love, Light, Peace, Gratitude and Namaste!
Amour, de Lumière, la Paix, Gratitude et Namaste!
Amor, Luz, Paz, Gratitud y Namaste!
الحب، والضوء، والسلام، والامتنان وناماستي!
愛、光、平和、感謝とナマステ!
Amore, Luce, Pace, Gratitudine e Namaste!
Liebe, Licht, Frieden, Dankbarkeit und Namaste!
Любовь, свет, мир, благодарность и Namaste!
Upendo, Mwanga, Amani, Shukurani na Namaste!
LOVE AND LIGHT TO ALL !