*** VORTICE 11 *** > EM DEMANDA PELA VERDADE > PESQUISAR > ANALISAR > DISCERNIR > DECIDIR > AGIR

Pesquisadores

Uma oração a ter presente constantemente no coração:

''Eu Estou entregue nas mãos de Deus.
Eu Sou Divinamente guiado/a e protegido/a
E em mim e por mim é feita a Divina Vontade.
Eu sirvo e manifesto a LUZ , Agora e Sempre!''

16.6.11

SE É NECESSÁRIO SEGUIR NOSSO EU SUPERIOR , QUAL A IMPORTÂNCIA DO NOSSO EGO , ENTÃO ? - Maori Mojave


Imagem do blogue Café com Gato

ºººººººººººººººººººº


SE É NECESSÁRIO SEGUIR NOSSO EU SUPERIOR , QUAL A IMPORTÂNCIA DO NOSSO EGO , ENTÃO ?

No caminho difícil da autocompreensão , muitas pessoas chegam a encruzilhadas em que deparam com o chamado medo: da vida , da morte , do prazer , de perder o controle das coisas , dos sentimentos , e de existir como tal. Como vocês sabem , estar consciente desses medos requer uma constante interiorização consigo mesmo. Esses medos comumente estão encobertos , mas são reais.

À proporção que aumenta a consciência desses medos , a pessoa , lenta e involuntariamente , também se torna consciente dos efeitos que esses medos , até agora inconscientes , têm sobre sua vida – daquilo a que eles obrigam a pessoa a fazer e do modo fazem alguém fugir da vida. A pessoa começa então a compreender esses sentimentos vagos de perder oportunidades na vida , que afloram sem que se saiba porque , e também começa a entender o quanto está perdendo.

A fonte de todos esses medos é a compreensão equivocada da função do ego e de sua relação com o Eu verdadeiro. É extremamente difícil e delicado traduzir essa relação em palavras , pois , como com todas as verdades da vida , ela está cheia de aparentes contradições na medida em que vocês se pegam pensando e vivendo dualisticamente. No momento em que transcendem este dualismo , dois aspectos opostos e talvez mutuamente excludentes se tornam verdadeiros. Isso se aplica ao ego com relação ao Eu Superior. É acertado dizer que a predominância do ego , sua força exagerada , é o maior obstáculo para a vida produtiva. É também correto dizer que um ego fraco é incapaz de ter uma vida saudável.

As tristezas da humanidade se devem sobretudo à sua ignorância sobre o Eu Superior. No melhor dos casos , os seres humanos mais iluminados aceitam-lhe a existência na forma de um preceito filosófico , mas isso é totalmente diferente da experiência – a experiência viva , dinâmica – de sua existência. Se as pessoas fossem criadas com a idéia e o objetivo de que trazem em si mesmas algo no fundo do coração , algo que é infinitamente superior ao ego , elas teriam a oportunidade , por meio da experimentação e da exploração , de procurar a comunicação com esse núcleo. Tornar-se-iam capazes de chegar ao Eu Superior.

Já que não é esse o caso , as pessoas se tornam cada vez mais limitadas em seus conceitos e objetivos. Elas ignoram que existe algo mais vivo nelas mesmas , além do ego. Mesmo aqueles dentre vocês que por anos formaram uma idéia do Eu Superior , da substância criadora que revitaliza todo ser humano , em noventa e cinco por cento da vida cotidiana esquecem que esse ser criador vive e se move em vocês , e que vocês vivem e se movem nele. Vocês esquecem que ele existe. Não se esforçam para alcançar a sua sabedoria , depositando toda a sua confiança no seu ego limitado. Deixam de se abrir para a verdade mais profunda do eu e dos sentimentos. Seguem como se não houvesse mais nada senão a mente consciente , o ego , com seus processos de pensamento e com sua força de vontade de acesso imediato. Com essa atitude , vocês se enganam a si mesmos.

Esse esquecimento tem inevitavelmente várias conseqüências. A primeira é o problema da identificação. Quando vocês se identificam exclusivamente com o ego ou com o eu consciente exterior , quando o sentido que têm está predominantemente associado às funções do ego , vocês se tornam completamente desequilibrados e a vida de vocês se esvazia de substância e significado. Já que o ego não pode substituir os muitos recursos do Eu Superior , e tampouco pode se aproximar dele , é inevitável que essas pessoas se tornem medrosas e inseguras. Elas têm a impressão de que estão no lugar errado , e o seu sentido da vida , do modo de viver e do eu torna-se monótono e sem atrativos. Então , a pessoa busca freneticamente prazeres substitutos que são , na verdade , vazios e a deixam esgotada e insatisfeita.

O ego não pode acrescentar à vida sentimentos profundos e o gosto de viver. Tampouco pode gerar a sabedoria profunda e criadora. O ego só faz memorizar , aprender , coletar o conhecimento de outras pessoas , repetir e copiar. Ele está preparado para lembrar , selecionar e escolher , para constituir a mente , mover-se em certa direção – para fora ou para dentro. São essas suas funções ; mas não é a função do ego sentir , passar por experiências profundas e conhecer profundamente , o que equivale a ser criativo. Cada ato da vida pode ser criativo , contanto que vocês sejam ativados pelo Eu Superior. Todo ato não é criativo quando vocês estão apartados do Eu Superior , independentemente do esforço que despendam nele.

Voltemos aos medos fundamentais das pessoas. Esses medos afloram como conseqüência do isolamento do Eu Superior e da ignorância. Comecemos com o medo da morte , já que é esse medo particular que lança sua sombra na vida de muitas pessoas. Se vocês se identificarem predominantemente com o próprio ego , o medo da morte que terão será realmente justificado , pois o ego , na verdade , morre. Isso pode parecer uma afirmação um tanto assustadora a quantos não passaram pela experiência da verdade e da realidade de seu Eu Superior. Assustadora principalmente pela razão que acabamos de mencionar , a saber , a de que certo sentido de ser , de existir , de que certo sentido do eu existe para muitos por meio da identificação exclusiva com o ego. Eis por que nenhum ser humano que tenha ativado seu Eu Superior e tenha a experiência dele como uma realidade do dia-a-dia receia a morte. A pessoa sente a sua natureza imortal , tem conhecimento dela , está repleta de sua qualidade eterna ; essa natureza só pode ser um contínuo , pois essa é a sua essência natural. Isso não pode ser explicado pela lógica a que o ego está acostumado ; semelhante lógica é por demais limitada para compreender isso.

Nós gostaríamos de acrescentar aqui que certa aceitação intelectual do Eu Superior como um preceito filosófico não diminuirá o medo da morte , porque não pode dar a razão da realidade e da verdadeira experiência do Eu Superior. Isso requer mais. Implica uma compreensão das faculdades do Eu Superior.

O medo seguinte seria o medo da vida. Quem quer que tenha medo da vida forçosamente terá medo da morte , e todos os que temem a morte necessariamente temem a vida , porque , na verdade , ambos são o mesmo. Essa afirmação só pode ser verdadeiramente entendida quando a pessoa passa pela experiência do Eu real , que reconcilia todos os opostos visíveis. Então , a pessoa percebe que a vida e a morte são os lados iluminados e sombrios de uma dada manifestação da consciência ; nada mais , nada menos.

Ora , o medo da vida se justifica quando o sentido de identificação da pessoa está exclusivamente ligado ao ego , pois as capacidades do ego quanto a fazer à vida e a vivê-la de maneira produtiva são extremamente limitadas. Com efeito , elas são notadamente insuficientes , e devem deixar a pessoa confusa , insegura e inadaptada. O Eu Superior , por outro lado , sempre tem respostas , sempre apresenta soluções . independentemente de qual seja o problema ; ele sempre acaba por transformar toda experiência , independentemente de quão desnecessária e fútil ela possa parecer , num degrau importante rumo a uma maior expansão. Ele aumenta a experiência da vida e a compreensão dos potenciais inatos da pessoa. Portanto , tem a capacidade de torná-los mais cheios de vida , mais satisfeitos e cada vez mais fortes.

Com certeza , nada disso se pode dizer acerca do ego. Este constantemente é pego em problemas aparentemente insolúveis , sempre às voltas com conflitos. O ego está adaptado exclusivamente para o nível da dualidade : uma coisa versus outra , o certo versus o errado , o preto versus o branco , o bom versus o mau. Como vocês sabem , isso não é adequado para abordar a maior parte dos problemas da vida. À parte o fato de que nenhuma verdade pode ser descoberta se a pessoa olha para um lado como sendo preto e para outro como sendo branco , as dimensões desses problemas incluem muitas outras considerações. O ego é incapaz de transcender o nível dualista , de pôr em harmonia a verdade de ambos os lados , por assim dizer. Por conseguinte , ele não pode encontrar soluções , e se vê eternamente numa armadilha , presa de angústias. Assim , a identificação com o ego imediatamente traz o medo da vida.

Existe também o medo do prazer. Às pessoas dentre vocês cujo exame de si mesmo ainda não chegou a um estágio avançado , essa afirmação pode parecer totalmente absurda – assim como falar em medo de ser feliz. Vocês poderiam dizer a si mesmos , “Isto não serve para mim” ; contudo , permitam-nos dizer que todos têm medo da felicidade , da satisfação e do prazer , independentemente do quanto se empenhem para senti-los e do quanto anseiem por eles no nível consciente. Assim deve ser ; trata-se da equação que deve ser exata. Sua vida demonstra o fato , pois ela jamais é produto das circunstâncias além do seu controle , ou das causas além daquelas que vocês internamente põem em movimento. Ela é sempre a conseqüência da consciência interior.

O medo do prazer , da felicidade e da satisfação é uma realidade aplicável a todos os seres humanos. A princípio , trata-se apenas da questão de se ligar conscientemente a esse medo. No momento em que vocês fazem isso , percebem , por fim , por que sua vida não lhes concede aquilo por que outra parte de vocês tanto anseia. Quanto mais o ego se limita a conseguir o que vocês querem conscientemente , esquecendo que não é ele sozinho que vai obtê-lo , menos possível se torna a satisfação ; no entanto , não é o ego consciente que necessariamente cria os bloqueios , mas alguma outra parte do ser , que não é nem o ego nem o Eu Superior. O ego consciente , todavia , às vezes é levado cegamente a agir de forma ditada pela parte que nega a vida , a parte inconsciente , que tem medo. Então , isso é racionalizado e explicado inteiramente. Mesmo quando a pessoa adere apenas ao ego ativo com sua consciência , esse ego é apenas um agente passivo, quer vocês saibam ou não disso. A questão é apenas sobre se o ego segue os impulsos destrutivos e enganosos , ou se ele é ativado pelo Eu Superior.

Portanto , é absolutamente essencial que vocês estejam abertos às suas próprias reações interiores que fogem diante da felicidade e do prazer. Para compreender isso nesse contexto , nós gostaríamos de lhes dizer o seguinte : se vocês tiram o sentido do eu apenas das faculdades do ego , desistir dele deve parecer muito assustador. Eis o ponto em que vocês se vêem num conflito de difícil solução enquanto estão presos a ele : o desenvolvimento e o prazer , a satisfação e a vida criativa , o contentamento e a felicidade só podem existir quando o Eu Superior é ativado , quando vocês não se identificam exclusivamente com o ego , mas quando estão ligados e identificados com o Eu Superior , com a substância eterna e criadora do ser. Chegar a isso requer deixar de lado o controle imediato do ego. Requer confiança e coragem para se entregar a um movimento interior que não reage ao pensamento exterior e às faculdades da vontade.

É fácil verificar a verdade dessa afirmação quando vocês consideram por um minuto os momentos iluminados da vida. Tudo o que era verdadeiramente agradável , inspirado , natural , sem medos , criativo e de extrema alegria se devia exatamente a esse desprendimento e ao fato de estar animado por algo além das faculdades sob a determinação direta do eu exterior. Assim , a felicidade não é possível , mas também um subproduto natural. Vocês não podem ser o Eu Superior sem ser felizes, e não podem ser felizes a não ser que estejam integrados no Eu real e animados por ele. Esse é o tipo de felicidade que ignora o medo do fim , da perda ou dos subprodutos indesejáveis. Trata-se do tipo de felicidade que é , a um só tempo , dinâmica , estimulante , animadora , cheia de vida e de paz. Não há mais nenhuma cisão em função de separar esses conceitos e torná-los mutuamente excludentes , que é o que o ego dualista faz. Nessa maneira bipartida de ver a vida , a paz exclui a paz e traz a angústia e a tensão. Vocês deparam , como em tantos outros casos , com uma escolha que não é mais necessária quando vocês penetram o domínio do verdadeiro Eu unificado.

De que modo vocês podem aceitar sem medo um estado que deve prescindir das faculdades do ego , já que a impressão que vocês têm de estarem vivos parece advir exclusivamente dessas faculdades do ego ? É nesse ponto que vocês se vêm apanhados. A não ser que considerem esse medo da felicidade sob essa luz , não encontrarão um modo de sair dessa armadilha. Estarão constantemente vacilando. Por um lado , terão de esquecer o ego. Por outro , estarão numa condição constante de desesperança cada vez maior ou menor , uma condição que pode ser mais ou menos consciente. A sensação de estar perdendo oportunidades na vida , de não ter algo essencial , irá assombrá-los , porque o que é necessário para mudar essa situação não pode ocorrer enquanto vocês não fugirem ao domínio do ego.

Só aos poucos é que vocês se acostumarão às novas condições , às novas vibrações , aos novos modos de funcionamento do Eu Superior ; mas isso certamente é compatível com a vida num corpo nesta esfera terrena. De fato , é. Isso significa tão-somente o trabalho harmonioso entre o ego e o Eu Superior. Significa ter consciência das funções do ego , de suas limitações , bem como de seu poder.

O Eu Superior transpira e transmite um fluxo vital de energia , consistindo em muitas correntes distintas. Trata-se do que comumente chamamos de força vital. Esta não é apenas um imenso poder , ela é a consciência. Traz em si a sabedoria profunda e a lei inexorável , eterna e imutável. É preciso investigar e entender essas leis. Tal entendimento enriquece a vida de modo espantoso , num grau em que vocês não pode imaginar.

Negar a intensidade do êxtase dessa força vital , que se manifesta em alguns aspectos de maneira mais forte do que em outros , em todos os níveis de existência , implica cortejar a morte em graus variados. Aceitar essa força vital implica viver sem a morte. A negação do supremo prazer da vida é a morte. O fato de que o ego veio a ser significa que a morte veio a existir. O ego é uma partícula destacada da consciência maior , que ainda continua em todas as pessoas. A menos que essa parte destacada se integre em sua origem , ela morre. Portanto , apartar-se e morrer são coisas relacionadas , assim como a reunificação e a vida estão relacionadas e são mutuamente dependentes. A existência do ego , a condição de prazer e a morte estão diretamente ligadas , assim como o Eu Superior , o supremo prazer e a vida apresentam estreita relação. Portanto , quem quer que tenha medo de deixar de lado o ego , que tema e negue o prazer por causa desse medo , cortejará a morte. Esse é o verdadeiro sentido dela. A morte é a negação da verdadeira semente da vida.

Tudo isso pode levar a compreensão equivocada de que se deve prescindir do ego. Infelizmente , muitas doutrinas espiritualistas cometeram esse erro e , assim , causaram confusão a seus adeptos. Fazer isso simplesmente levaria ao extremo oposto , e ambos os extremos são sempre igualmente errados , prejudiciais e perigosos.

As pessoas que , ao longo de toda uma vida – ou melhor , por vezes durante diversas vidas – enfatizaram em demasia o ego , baseadas na idéia equivocada de que ele não é apenas a segurança mas a própria vida , acabaram se cansando. Cansaram-se , porque todo movimento da alma baseado em idéias equivocadas causa esgotamento pela sua própria natureza.

Os diversos modos falsos do alívio quanto às limitações do ego sempre significam o enfraquecimento desse ego. Se , por um lado o ego é demasiado forte , por outro ele inevitavelmente será muito fraco. Procuramos ser práticos no uso do termo para vocês , que estão trabalhando nessa senda : o medo que vocês têm de deixar de lado o controle do ego , porque alimentam a falsa idéia de que fazer isso os enfraquece , é proporcional à incapacidade que vocês têm de se afirmar , justamente porque estão com medo. Quanto mais capazes vocês são de capitular aos próprios sentimentos , ao processo criador , às qualidades desconhecidas da própria vida , a um companheiro – mais fortes vocês devem ser. Vocês não terão medo de tomar decisões , de cometer erros , de enfrentar as dificuldades. Contarão com seus próprios recursos , com a integridade de seus próprios pontos de vista , pagarão o preço pela sua personalidade , afirmarão seus direitos à proporção que cumprirem suas obrigações livre e voluntariamente , não em função do medo da autoridade ou das conseqüências da desaprovação. A força do ego dessa afirmação pessoal e saudável torna possível a entrega.
De modo contrário , a fraqueza de um ego que tem medo da responsabilidade torna a renúncia , e , assim , o prazer , impossíveis. A pessoa que com freqüência sobrecarrega e esgota as faculdades do ego acaba procurando um alívio enganoso. Este pode assumir diversas formas. Uma delas é a loucura , quando o ego se vê totalmente incapacitado. Em diversos casos , ela assume a forma de manifestações neuróticas , nas quais o ego é incapaz de usar suas faculdades de força , de personalidade e de responsabilidade. Ou pode assumir a forma de alcoolismo , do vício pelas drogas e de todos os modos artificiais de conseguir alívio de um ego por demais tenso e privado do prazer , porque tem medo demais para se entregar ao processo criador.

Portanto , é de fundamental importância compreender as faculdades do ego , a maneira de usá-las , e identificar as limitações desse ego. Ele precisa saber que é apenas um servo do ser superior que habita dentro de nós. Sua principal função é procurar deliberadamente o contato com o Eu Superior que está dentro de nós. Ele deve ter consciência de sua posição. Deve saber que sua força , sua potencialidade e sua função é procurar o contato , a ajuda do Eu Superior , o intercâmbio contínuo com ele. Além disso , a tarefa do ego é descobrir os bloqueios entre ele e o Eu Superior. Aqui , sua tarefa também é limitada. A compreensão sempre vem de dentro , do Eu real , mas vem como uma reação ao desejo que o ego tem de compreender e de mudar a falsidade , a destruição e o engano. Por outras palavras , a tarefa do ego é formular o pensamento , a intenção , o desejo e a decisão ; mas sua limitação está na execução do pensamento , da intenção , do desejo.

Depois que o ego cumpriu sua tarefa de optar pela veracidade , pela integridade , pela honestidade , pelo esforço e boa vontade , ele deve fazer uma pausa e deixar que o verdadeiro Eu aflore com sua intuição e inspiração , que estabelecem o ritmo do caminho individual e o dirigem. O ego deve , repetidas vezes , selecionar , tomar decisões , planejar , afim de acompanhar esse desenvolvimento. Deve ter boa vontade para aprender a partir do interior e para compreender a linguagem mais profunda do inconsciente , que a princípio é demasiado obscura mas que , posteriormente , se torna cada vez mais clara. Deve aprender a interpretar as mensagens do inconsciente destrutivo. , bem como do Eu verdadeiro ainda mais inconsciente , com toda a sua espantosa criatividade e capacidade de construção. O ego tem de conceder seu apoio sincero , seu esforço voltado numa só direção , sua atitude mais construtiva e sua atenção total para a senda interior. Ele precisa conhecer suas limitações quanto à sabedoria profunda , quanto ao ritmo individual da senda , à sincronia , à força para perseverar em momentos difíceis , e convocar os recursos ilimitados do verdadeiro Eu. É-lhe necessário desenvolver certa sutilidade para perceber o intercâmbio sutil do ego cada vez mais alerta e do verdadeiro Eu cada vez mais manifesto , de modo que possa aprender quando ser forte e positivo ao sobrepujar os obstáculos , ao revelar desculpas e racionalizações , e quando fazer uma pausa e adotar uma atitude passiva , de ouvinte que aprende. O ego pode ser igualado a mãos e braços que se estendem para a Fonte da vida e sustam o movimento quando sua função é apenas a de receber.


--------
“ENQUANTO ENCARNADOS NO CORPO FÍSICO , QUASE NUNCA SOMOS CONSCIENTES DE NOSSAS CONEXÕES COM O UNIVERSO”

“QUANDO A ESCURIDÃO SE TORNAR AINDA MAIS ESPESSA , SABE : A LUZ SE APROXIMA”

“É PRECISO ALERTAR ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE ALINHAMENTO COM O ALTO E VIGILÂNCIA”

“BUSCA EM PRIMEIRO LUGAR A FONTE DA VIDA E , ASSIM , TEU REGENTE INTERNO COORDENARÁ TODO O TEU SER”

OBSERVAÇÃO : Citações retiradas do livro IMPULSOS do autor TRIGUEIRINHO


Site oficial de Trigueirinho:

------------------------------------

Visite o novo blogue de Maori Mojave

Sem comentários:

Enviar um comentário